Queda de audiência da Tv x Ascensão da internet [Publicado Originalmente no BN]

Publicado em 11/03/2012

0


Olá pessoal do meu querido BN, vim a cá mais uma vez, para dar meus pitacos sobre algumas questões do mundo de hoje em dia. Hoje vou falar um pouco sobre televisão e internet. Vai ser rapidinho, eu juro.

Falarei sobre a televisão, primariamente sobre tvaberta, até porque ainda a maior parte da população brasileira ainda nao tem acesso a TV fechada. Vou passar um olhar rapido sobre as programações de cada tv, e o que poderia ser feito, ou o que está havendo hoje.

Indo do início, já falando sobre a continua perda de audiencia da tv. Sim amigos, pode-se dizer que é quase estatístico, que a tv anda perdendo audiência, possivelmente, como defendo aqui, para internet.

Se o amigo/amiga buscar no google, encontrará algumas notícias citando mesmo o Ibope sobre a perda de audiência dos canais abertos — e também dos fechados, mas nao vou falar deles.

-Mas por que seu Tassio?

O porquê senhores, creio que está na programação. Hoje, domingo, sei que muitos leitores não sabem, mas, tem um programa ótimo que passa na recem-fundada Tv Brasil, chamado Ver TV, que como todo programa “educativo” tende a ser meio tedioso. Mas ele sempre discute temas interessantes, como um dos que pude assistir, o debate falava sobre a programação dominical — que hoje têm sido a pior da semana, tirando minha Formula-1 matinal…

E vamos para as causas.

A programação tende a ser repetitiva; em certo ponto até invejosa entre os canais. Nem vou falar das novelas que andam perdendo qualidade literária com o passar dos anos, ou mesmo dos velhos e cansados programas de auditório, com seus quadros de se virar em trinta segundos, ou minha casa meu lar, pimp my ride, etc, etc…

Formulas que se repetem despudoradamente. Nem quero referir aqui como certas atrações simplesmente ‘enrolam’ o telespectador até trinta minutos excruciantes para no fim, mostrar a casa doada, ou mesmo contar uma notícia séria.

Agora vamos aos jornais.
Até outro dia, creio que o ano de 2005, 2006, nao recordo bem, se passava na TV Cultura o melhor jornal da tvaberta. Era o Jornal da Cultura, com melhor ancora/jornalista que já vi na tela. Herodoto Barbeiro. Sincero, calmo, sem ‘caras-e-bocas’, mantinha um jornal simples e direto. Não escondia as notícias nacionais tampouco as internacionais.

Lembro que depois de um ano da mudança de governo do estado residente à TV Cultura, Herodoto perdeu o posto, o jornal mudou, mudou de horário, e agora, nao sei mais.

Também passava as cinco horas da manha, um jornal frances, nao recordo o nome — afinal fazem-se muitos anos — que era simplesmente perfeito. Também nao resistiu à mudança de governo do estado de Sao Paulo.
[Não quero citar aqui os jornais da tvGlobo; recomendo o filme
"Muito Alem do Cidadao Kane", lá voces vao encontrar fatos interessantes]

São casos como este, e de como poucos jornais hoje sao realmente criveis, de todas as tvs — sim, cito todas — que me fazem procurar noticias na internet. Como a net nao é 100% segura, sigo o ritual de procurar a mesma noticia em até três sites diferentes. Já cansei das vezes de ver coisas na internet hoje, e so serem noticiadas até tres dias depois na TV aberta — ou nunca serem colocados. Será que elas querem nos deixar sem “saber” dos verdadeiros motivos das coisas?

Pois bem, procuro a internet pra ver as noticias. Tudo bem até ai. E o que mais me faz ficar sozinho na tela do monitor, longe da familia? Oras, é simples, a maioria da programação é realmente de má qualidade, infelizmente. Poucos programas de humor são realmente de humor, poucas telenovelas fazem sentido lógico — não vou falar do mocinho+mocinha — imitações que não acabam mais.

O que sente-se é o pouco apreço por nós, telespectadores.
Elas não nos dão o que queremos, dão muitas vezes o que o mercado publicitário pede. Claro, elas têm que fazer isso, vivem da propaganda, mas me pergunto porquê programas lá fora, como Got Talent [*Tenho um talento numa tradução minha] fazem tanto sucesso.

-E os reality shows?
-Em?!

No frigir dos ovos creio que temos um argumento.
Com programação não-diversificada e pouco interessante, somada a isto uma teledramaturgia fraca, temos como uma conclusão, que os telespectadores procuram outras mídias; tanto para ver noticias, como para se entreterem melhor. Temos uma resposta.

Enquanto as emissoras não se atualizarem, e não investirem em algo moderno — como o Agora é tarde, o Que Querem as Mulheres, o recem embargado QST, o belo Aventura Selvagem, ou ainda novelas como Ribeirão do Tempo — ou não nos presentearem com Jornais como o antigo Jornal da Cultura, com o Herodoto, ou termos mais jornalistas íntegros como o Paulo Henrique Amorim, caros amigos, a audiência migrará cada vez mais para a internet.

E com razão!

-Seu tassio, você acha que a tv acabará?
-Creio que não, apesar de tudo.

Ps: Tele-visao [um blog/site sobre tv que recomendo]
Ps²: Uma noticia sobre a queda da audiência da Tv

About these ads